|Covilhã

Projecto da companhia de teatro Asta distinguido com prémio europeu

O projecto da Companhia ASTA – Teatro e Outras Artes, «Tell Me», onde o teatro é a ferramenta para o ensino e a integração de migrantes, foi distinguido com o European Language Label. 

Créditos / ASTA

O prémio é atribuído anualmente a projectos e iniciativas que promovam o acesso e aprendizagem das diferentes línguas, através de formas inovadoras. A entrega da distinção à multipremiada ASTA deverá acontecer no Europe Festival, que decorre de 7 a 9 de Maio, em Florença, Itália.

O presidente e director artístico da companhia, Sérgio Novo, explica numa nota enviada à imprensa que o «Tell Me – Theatre for Education and Literacy Learning of Migrants in Europe», cuja ferramenta é o teatro, é um «projecto europeu ímpar» no campo do ensino não formal da língua e da matemática, tendo sido desenvolvido nos últimos dois anos.

Concluído com «enorme êxito», o projecto com vista à inclusão dos migrantes contemplou o desenvolvimento de ferramentas e metodologias de trabalho e pesquisa que decorreram em Portugal, na Itália e na Suécia.

Entre os materiais didácticos desenvolvidos pela equipa pedagógica e criativa do «Tell Me» encontra-se disponível na página do projecto um manual em cinco idiomas para o ensino da língua e da matemática. 

Além da ASTA, a equipa do projecto junta as associações IFALL – Integration for Alla de Örkelljunga (Suécia) e os organismos italianos Nuovo Comitato (associação criada pelo Nobel da Literatura Dario Fo, representada pelo seu filho Jacopo Fo, director científico do projecto) e a ANL – Associazione Nuovi Linguaggi.

Tópico