Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Amílcar Cabral

Centenário de Amílcar Cabral será celebrado em Coimbra pelas artes

Teatro, música, documentários, apresentações de livros, debates, exposições e instalações integram o programa de homenagem do líder anti-colonialista, mais de cinquenta anos depois do seu assassinato.

Créditos / Bruna Polimeni

A Escola da Noite e a Cena Lusófona, em parceria com mais de uma dezena de instituições da cidade e do país, comemoram em Coimbra o centenário do nascimento de Amílcar Cabral, entre os dias 4 e 13 de Setembro. O programa tem como ponto central a apresentação do espectáculo teatral Amílcar Geração, no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), com texto de Guilherme Mendonça e a interpretação do actor Ângelo Torres.

«É um monólogo dramático em três actos que tem por tema a vida e o legado de Amílcar Cabral. O primeiro acto é uma evocação de Amílcar Cabral feita a partir de memórias do actor Ângelo Torres. O segundo acto tem lugar em Janeiro de 1973 e dramatiza uma interpelação de Amílcar aos seus algozes, imediatamente após a sua morte. O terceiro acto põe Amílcar Cabral em contacto com um público presente num exercício especulativo de explicitação dos seus motivos», revela um comunicado d'A Escola da Noite. 

Estreada em Cabo Verde, em 2021, a peça sobe ao palco do TCSB, a 12 de Setembro (dia do nascimento de Amílcar Cabral), às 19h, e no dia seguinte, às 21h30, estando previstas conversas com o público, após cada apresentação, com a participação do actor e de pessoas convidadas. 

O programa inclui também um concerto com a cantora Nené Pereira, co-organizado com o Jazz ao Centro Clube, no dia 11 de Setembro, pelas 21h30, no Salão Brazil. Quanto aos documentários, serão exibidos os filmes Guiné-Bissau: da memória ao futuro, de Diana Andringa (dia 7); As duas faces da guerra, de Diana Andringa e Flora Gomes (dia 9); e CONAKRY, de Filipa César, e O Regresso de Amílcar Cabral, de Djalma Fettermann, Flora Gomes, José Bolama, Josefina Crato e Sana na N’Hada (dia 10). Todas as sessões têm entrada gratuita no TCSB, às 21h30. 

A Escola da Noite informa que, ao longo do ciclo, serão apresentados em Coimbra cinco livros sobre Amílcar Cabral, recentemente publicados: O Mundo de Amílcar Cabral; O dispositivo mnemónico: uma história da memória da luta de libertação em Cabo Verde; Cabral Ka Mori – catálogo de uma exposição; Análise de alguns tipos de resistência – edição revista e comentada e Amílcar Cabral: textos da luta.

Coimbra acolhe ainda quatro elementos expositivos que integraram a mostra sobre Amílcar Cabral, realizada em Lisboa no ano passado, comissariada por José Neves e Leonor Pires Martins. «No foyer do Teatro da Cerca de São Bernardo, o público poderá ouvir fragmentos da Rádio Libertação, emissora radiofónica do PAIGC; ver um conjunto de fotografias de Amílcar Cabral da autoria de Bruna Polimeni; e assistir ao filme realizado entre 1970 e 1971 pelo finlandês Mikko Pyhälä nas regiões libertadas da Guiné-Bissau», lê-se no texto. Na Sala Jorge Pais de Sousa da Cena Lusófona, o Partido Comunista Português, expõe a brochura que reproduz a reportagem radiofónica feita por Aurélio Santos para a Rádio Portugal Livre, em 1971, também nas zonas libertadas da Guiné-Bissau.

A par destas quatro instalações, três das bibliotecas e centros de documentação da cidade associam-se ao programa e destacam partes dos seus próprios acervos.

Concebido pel'A Escola da Noite e pela Cena Lusófona, o programa contou com a parceria de entidades coimbrãs, designadamente a Biblioteca Municipal de Coimbra, Centro de Artes Visuais, Centro de Documentação 25 de Abril, Centro de Estudos Sociais, Jazz ao Centro Clube (JACC) e Organização de Estudantes da Guiné-Bissau em Coimbra. Associaram-se também a Casa da Cultura da Guiné-Bissau, a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, as editoras Avante!, Tinta-da-China e Fora de Jogo, o Laboratório Associado IN2PAST, a Paralelo 20 e o Partido Comunista Português. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui