|Limpeza industrial

Vitória dos trabalhadores da limpeza dos comboios

Foi suspensa a greve dos trabalhadores que efectuam a limpeza de comboios e oficinas da CP, na sequência da substituição da empresa Ambiente e Jardim, com salários e subsídios em atraso desde Julho.

CréditosMário Cruz / Agência Lusa

O Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Actividades Diversas (STAD/CGTP-IN) informa, entretanto, que a greve dos trabalhadores de limpeza da Ambiente e Jardim na IP – Infraestruturas de Portugal (estações ferroviárias e escritórios da empresa) se mantém dada a ausência de informação por parte da IP relativamente à possibilidade de haver mudança da empresa de limpeza, e em que data. 

O STAD, que tinha convocado uma greve de seis dias em protesto contra os salários em atraso na empresa Ambiente e Jardim, decidiu cancelar o protesto assim que recebeu, ao final da tarde desta quinta-feira, a confirmação de que a CP tinha contratado outras empresas para substituir a Ambiente e Jardim na limpeza dos comboios, já a partir desta sexta-feira.

Num comunicado enviado à redacção do AbrilAbril, o sindicato realça que, após dois dias de greve, os trabalhadores de limpeza da Ambiente e Jardim no cliente CP «venceram uma etapa da sua luta», mas apela a que continuem unidos, salientando que vai manter todos os esforços para recuperar o dinheiro dos trabalhadores que a Ambiente e Jardim não pagou, nomeadamente os salários de Julho e Agosto, bem como subsídios.

Assim, a greve até ao dia 6 de Setembro mantém-se para os trabalhadores da limpeza da Ambiente e Jardim na Infraestruturas de Portugal. Caso não haja desenvolvimentos até lá, «serão realizadas as concentrações que estão agendadas para Lisboa, Porto, Coimbra e Faro, junto a estações ferroviárias destas cidades», lê-se no documento.

O STAD alerta ainda os trabalhadores para relatos que estão a circular nas redes sociais sobre a situação da Ambiente e Jardim, e que «não são fidedignos», aconselhando os interessados a visitar a página do sindicato na internet. 

Tópico