|Uniself

Uniself desconta dias trabalhados depois de ganhar concurso

Um grupo de trabalhadoras desta empresa, que prestam o serviço de refeições dos hospitais de Portalegre e de Elvas, foi confrontado, no fim do mês de Novembro, com menos dez dias de salário.

Trabalhadores afirmam que o serviço está em causa devido à falta de condições
Créditos

A denúncia é feita pelo Sindicato da Hotelaria do Sul (CGTP-IN), que acusa a Uniself, empresa concessionária do serviço de refeições do Hospital José Maria Grande (Portalegre) e do Hospital Santa Luzia (Elvas), de pretender «abotoar-se da verba».

Em Junho deste ano houve uma mudança de empresas concessionárias, tendo a ITAU sido substituída pela Uniself para prestar o serviço de refeições. Nos termos legais e regulamentares, de acordo com a convenção colectiva do sector, o acerto de valores deve realizar-se directa e proporcionalmente entre as concessionárias, afirma o sindicato.

Numa primeira tentativa, a empresa pretendeu «roubar» dias de férias, ao não deixar gozar dez dias que eram relativos ao período trabalhado, mas teve de recuar. «Não satisfeita e de má-fé», decidiu agora descontar dez dias de trabalho ao vencimento de Novembro.

Tópico