Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|petição

Trabalhar com resíduos tóxicos deve «garantir a reforma antecipada»

Trabalhadores da Exide, empresa de produção de baterias, são expostos diariamente a agentes que causam doenças crónicas agudas e prolongadas. Petição pública quer garantir o acesso à reforma antecipada.

Créditos / SIESI

Cerca de 450 trabalhadores laboram, todos os dias, com produtos e agentes químicos e tóxicos, como o chumbo (e o pó de chumbo), a lã de vidro ou o ácido sulfúrico na Exide, empresa multinacional que fabrica baterias, em Castanheira do Ribatejo (Vila Franca de Xira).

Estes produtos estão na origem de diversos problemas de saúde graves, tanto doenças crónicas como agudas e prolongadas, refere, em comunicado, o Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas (SIESI/CGTP-IN).

«A utilização de equipamentos de protecção individual minora os riscos inerentes à exposição àqueles produtos e matéria-primas, mas não elimina esses riscos». Facto é que muitos trabalhadores, com mais idade, «falecem devido a problemas de saúde» causados por estes materiais tóxicos.

«O absentismo derivado de problemas de saúde é também mais elevado entre os trabalhadores com mais idade».

A petição online criada pelos trabalhadores da Exide, bem como os seus familiares, amigos e população local, acompanha a recolha de assinaturas presenciais entre os funcionários da empresa e de residentes no concelho de Vila Franca de Xira. Centenas de pessoas já secundaram esta reivindicação, que almeja chegar à Assembleia da República.

A redução da idade da reforma para estes trabalhadores permitiria que estes estivessem menos expostos àqueles produtos tóxicos e podessem «usufruir das suas vidas e das suas reformas com mais dignidade e qualidade de vida». 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui