Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|greve

Trabalhadores das IPSS, Misericórdias e Mutualidades em greve na sexta-feira

O Governo negoceia, anualmente, a actualização dos acordos de cooperação com o sector social mas nada reverte para os que diariamente executam as funções sociais do Estado. Greve de 24h no dia 21 de Outubro.

CréditosLuis Ruivo / LUSA

A situação está rapidamente a tornar-se insustentável. «Os trabalhadores do sector social não podem continuar a aceitar que, ano após ano, os seus salários, as suas competências profissionais e as suas condições de trabalho sejam sistematicamente desvalorizadas e desconsideradas sob o pretexto da inevitabilidade e da sustentabilidade das instituições», afirma, em comunicado, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS/CGTP-IN).

Os trabalhadores do sector social (das IPSS, Misericórdias e Mutualidades) continuam a perder salário e poder de compra. Isto tudo enquanto as instituições continuam «a receber apoios extraordinários do Governo para fazer face ao aumento da inflação e do custo de vida, com retroactivos a Janeiro».

Entre 2019 e 2021, os acordos de cooperação celebrados entre as instituições e o Governo foram reforçados em 11%. Já em 2022, foram novamente actualizados em 3,6% para a generalidade das respostas sociais, 8% para as Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas (ERPI) e 12% para os Centros de Dia, «mas mais uma vez estes valores não reverteram para os que diariamente trabalham no sector e executam as funções sociais do Estado».

Por aumentos saláriais, o respeito pelos conteúdos profissionais contratualmente estabelecidos, o cumprimento dos horários de trabalho e a redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais, os trabalhadores partem para uma greve nacional durante todo o próximo dia 21 de Outubro. 

Está também convocada uma concentração para as 11h desse dia, junto ao Ministério do Trabalho, na Praça de Londres, em Lisboa.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui