Mensagem de erro

|greve

Trabalhadores da Sumol+Compal partem para um novo momento de luta

Todos os estabelecimentos da empresa, em território nacional, estão incluídos na greve do próximo dia 12 de Janeiro, definida pelos trabalhadores em plenário.

Concentração de trabalhadores junto à fábrica da Sumol+Compal, em Pombal
Concentração de trabalhadores junto à fábrica da Sumol+Compal, em PombalCréditosRUI MIGUEL PEDROSA / LUSA

A resolução dos trabalhadores em avançar para um dia de greve, informa o comunicado do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB/CGTP-IN) é um resultado directo «da intransigência que a administração tem demonstrado, na recusa da séria negociação da carta reivindicativa» por eles apresentada.

No documento a que o AbrilAbril teve acesso, o SINTAB destaca, de entre os objectivos dos trabalhadores, «a reformulação do escalonamento da tabela salarial, quase totalmente absorvida pelo Salário Mínimo Nacional, e a implementação de perspectivas de progressão de carreira». A administração não deu qualquer «resposta objectiva, desvalorizando a iniciativa» e, desta forma, desvalorizando os seus próprios trabalhadores.

Só que os problemas na Sumol+Compal não são de agora: «Os plenários de Novembro haviam já deliberado o combate à contínua precarização da mão de obra, por recurso excessivo e injustificado à prestação de serviços externos e trabalho temporário, bem como a firme oposição aos despedimentos colectivos que a empresa colocou em prática durante os últimos anos».

Sem respostas, a greve decorrerá entre as 23h do dia 11 e as 8h do dia 13 de Janeiro, em todos os estabelecimentos da empresa em território nacional. No dia 12 realizar-se-á uma manifestação em frente à Câmara Municipal de Almeirim, entre as 14h e as 16h, com a participação da Secretária-Geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui