Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|precariedade

Trabalhadores científicos manifestam-se contra a precariedade

Diversas organizações sindicais e de investigadores convocaram para 16 de Maio, Dia Nacional dos Cientistas, uma manifestação em Lisboa contra a precariedade na ciência.

Docentes, não docentes e investigadores protestam contra a precariedade numa manifestação realizada no início do mês
Protestam contra a precariedade (imagem de arquivo) CréditosAndre Kosters / Agência Lusa

No âmbito do protesto, anunciado esta semana, está prevista uma concentração às 14h frente à Reitoria da Universidade de Lisboa, de onde os investigadores seguirão em manifestação para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A mobilização foi convocada pela Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, em conjunto com organizações representativas dos investigadores de várias instituições.

Os profissionais, que reclamam o fim da precariedade na ciência, pedem a revogação do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI) e que todas as bolsas sejam substituídas por contratos de trabalho, sublinhando que «só assim pode ser garantida a consagração de direitos a estes trabalhadores e combater a desprotecção absoluta a que o EBI os relega».

No documento subjacente à manifestação, defende-se ainda a contratação permanente de trabalhadores que desempenham funções técnicas e de gestão de ciência, bem como dos docentes convidados.

O texto alerta para o «subfinanciamento crónico das instituições de ensino superior e ciência», aponta a necessidade da revisão do regime jurídico das instituições de ensino superior, a urgência de definição de um mecanismo permanente de financiamento que possibilite a integração da carreira de investigação científica, bem como a necessidade de garantir a manutenção do financiamento para o emprego científico de doutorados.

«Esta é uma manifestação nacional contra a precariedade na ciência, dirigida a todos os trabalhadores científicos, independentemente do seu tipo de vínculo laboral, da sua função ou do seu grau académico», afirmam.

Além das organizações referidas, aderem à convocatória os Investigadores da FCUL, a LUPA – LAQV & UCIBIO Postdoctoral Association, a ITQB Post Doctoral Association, o Núcleo de Investigadores do Instituto Superior Técnico (NInTec), o Núcleo de Bolseir@s, Investigador@s e Gestor@s de Ciência da NOVA FCSH, o Núcleo de Investigadores do ISCTE e a Rede de Investigadores Contra a Precariedade Científica.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui