|União de Sindicatos de Lisboa

O pacote laboral não é uma prenda de Natal

A União dos Sindicatos de Lisboa desce do Chiado até ao Rossio, esta quarta-feira, 3 de Dezembro, na sua já tradicional Arruada de Natal, a denunciar a desigualdade e a precariedade laboral no distrito.

CréditosManuel de Almeida / Agência LUSA

Ao som de palavras de ordem cantadas com melodias natalícias, os trabalhadores organizados na União dos Sindicatos de Lisboa sairão em mais uma Arruada de Natal pela Baixa lisboeta. Em nota, a estrtura afecta à CGTP-IN denuncia o particular agravamento das desigualdades no distrito: «A Grande Lisboa é a região mais desigual de Portugal continental e a segunda mais desigual do país, apenas atrás da Região Autónoma dos Açores», os «10% mais ricos auferem rendimentos nove vezes superiores aos 10% mais pobres»; onde a habitação é mais cara e onde 16,5% corre o risco de pobreza ou exclusão social, refere a União.

Como o pacote laboral do Governo PSD/ CDS-PP é a prenda que nenhum trabalhador quer ganhar, os trabalhadores irão descer a rua com os sonhos e presentes de Natal que verdadeiramente gostariam de receber como: o fim da precariedade, que já atinge 54% dos jovens; o acesso ao emprego e ao desemprego assistido, que só chega a 30% dos desempregados; a concretização do direito à habitação; e o aumento dos salários e pensões.

A arruada começará pelas 17h30 com uma concentração no Chiado e terá a presença do secretário-geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui