|Desemprego

Número de desempregados inscritos sobe 29,6% em Dezembro

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 29,6% em Dezembro em termos homólogos, segundo dados divulgados hoje pelo IEFP.

De acordo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), no final de Dezembro, estavam registados nos serviços de emprego do continente e regiões autónomas 402 254 desempregados.

Em Dezembro, o desemprego registado aumentou em todas as regiões, com destaque para o Algarve (60,8%) e Lisboa e Vale do Tejo (41,1%).

De acordo com os dados divulgados hoje, o total de desempregados registados foi superior ao verificado no mesmo mês em 2019, num total de 91 772.

Segundo o IEFP, para o aumento do desemprego registado, face ao mês homólogo de 2019, contribuíram todos os grupos de desempregados, com destaque para as mulheres, adultos com idade igual ou superior a 25 anos, os inscritos há menos de um ano, os que procuravam novo emprego e os que possuem como habilitação escolar o secundário.

No que respeita à actividade económica de origem do desemprego, dos 343 770 desempregados que, no final do mês em análise, estavam inscritos como candidatos a novo emprego, nos serviços de emprego do continente, 72,5% tinham trabalhado em actividades do sector dos serviços, com destaque para as actividades imobiliárias, administrativas e dos serviços de apoio (28,7%), 20,2% eram provenientes do sector secundário, com particular relevo para a construção (6,3%).

«É preciso recuar a Agosto de 2010 para encontrar uma taxa mais elevada», refere o relatório.


Com agência Lusa

Tópico