Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|luta

Não há nada de Nobre no salário mínimo

Na segunda-feira, dia 31, os trabalhadores da Nobre, líder no sector da charcutaria, vão realizar uma greve, com concentração de protesto entre as 8h e as 14h, nas instalações da empresa em Rio Maior.

Concentração de trabalhadores realizada a 21 de Maio
Concentração de trabalhadores realizada a 21 de MaioCréditos / SINTAB

O anúncio foi feito pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Alimentar (STIAC/CGTP-IN), que aponta como reivindicações os aumentos salariais, incluindo o salário mínimo na empresa, a progressão na carreira, 25 dias de férias, actualização do subsídio de alimentação para sete euros e a negociação do caderno reivindicativo e de um acordo de empresa, entre outras.

O sindicato denuncia também o facto de a associação patronal (APIC) ter feito caducar, em 2016, o Contrato Colectivo de Trabalho da indústria das carnes e, desde essa data, não ter manifestado vontade de renegociar com os sindicatos. Aliás, em 2018, o sindicato requereu ao Ministério do Trabalho o início do processo de arbitragem, o que ainda não aconteceu quando a decisão deveria ter sido proferida no prazo de 60 dias.

O Sindicato Nacional da Indústria Alimentar acusa a Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes (APIC), a organização patronal, de não marcar reuniões, sublinhando também que das negociações com a administração da empresa Nobre não há ainda qualquer resultado, para além da empresa praticar «ao longo dos últimos anos uma política de baixos salários».

A concentração de protesto, em frente às instalações da Nobre, em Rio Maior, começa às 7h30 prolongando-se durante todo o dia. Além de várias intervenções sobre a situação na empresa e no sector, será promovida uma conferência de imprensa com a secretária geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, pelas 8h30.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui