Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|aumentos salariais

Motoristas da Scotturb alcançam acordo para aumentos salariais

Acordo alcançado entre o STRUP/CGTP-IN, a Fectrans/CGTP-IN e a administração da Scotturb garante, no mínimo, um aumento anual do salário base de acordo com o crescimento do Salário Mínimo Nacional até 2027.

Viatura da Scotturb, empresa rodoviária de transporte de passageiros que opera nos concelhos de Sintra, Cascais e Oeiras. Imagem de arquivo.
Créditos

A actualização dos salários dos trabalhadores terá efeitos retroactivos a partir de 1 de Julho deste ano, resultante da aplicação do Contrato Colectivo de Trabalho assinado recentemente com a Associação Nacional de Transportes de Passageiros (ANTROP). 

Em comunicado conjunto, a que o AbrilAbril teve acesso, a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans/CGTP-IN) e o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP/CGTP-IN) garantem ainda que as matérias que hoje são mais favoráveis se mantém, intocáveis.

A empresa de transporte público de passageiros nos concelhos de Cascais e Sintra, Scotturb, vai agora aumentar os salários de «motorista do nível 0, a partir de 1 de Julho de 2022, para os 785 euros», ao qual acresce «20% de subsídio de agente único, que a partir do próximo dia 1 de Outubro passa a integrar na totalidade a retribuição base, com reflexos na valorização de todas as rubricas indexadas ao valor hora».

Os aumentos no Salário Mínimo Nacional (SMN) serão também reflectidos no salário destes trabalhadores, cujo salário base será aumentado, ao longo dos próximos cinco anos, de acordo com o crescimento do SMN ou do valor da inflação verificada, «conforme o que seja mais favorável».

A Scotturb garante ainda que todos os motoristas que, à data da assinatura deste acordo, não realizam funções de lavagem, abastecimento e parqueamento de viaturas, «continuarão, no futuro, a não estar obrigados a executá-las».

«Este é um acordo», referem as estruturas sindicais, «que valoriza os salários e defende os direitos e deverá ser um estímulo para a continuação da luta pela valorização dos salários e das profissões». 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui