A acção de protesto foi decidida pelos investigadores e bolseiros reunidos em plenário no I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, realizado no passado dia 2 de Março, no âmbito da campanha 20 anos, mais de 20 plenários, da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC).
Não sendo reconhecidos como trabalhadores, milhares de bolseiros de investigação, em todo o país, «asseguram parte significativa da produção científica nacional, contribuindo para o desenvolvimento e para a inovação do país».
No entanto, embora assegurem funções efectivas na área, cumprindo todas as regras normais de um contrato de trabalho, os investigadores não veem garantidos «os mais básicos direitos laborais»: «não têm direito a subsídio de férias nem de Natal, não têm direito a subsídio de refeição, não têm protecção em caso de doença prolongada e nos períodos de desemprego (que todos/as atravessam, entre bolsas e contratos precários)».
«Pelo fim da precariedade e pela exigência de condições de trabalho e de vida dignas», os investigadores vão realizar, no dia 13 de Abril, às 11h30, uma concentração em frente ao metro do Pólo Universitário (Porto), exigindo a revogação do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI) e a substituição de todas as bolsas por contratos de trabalho, a abertura de concursos nas instituições para integração na carreira e uma real actualização do valor das bolsas e salários.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui