|Serviço Nacional de Saúde (SNS)

Greve no Hospital de Vila Franca defende um SNS de qualidade

Os trabalhadores do Hospital de Vila Franca de Xira estarão em greve e farão uma concentração. As exigências são simples: contratação urgente de profissionais, 35 horas de horário semanal e igualdade de direitos.

CréditosSEP / SEP

No dia em que o Hospital de Vila Franca de Xira assinala dois anos de gestão pública, 1 de Junho, os trabalhadores irão fazer greve e participarão numa concentração em frente ao hospital, estando em greve nos turnos da manhã.

A informação é fornecida pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) que avançará para esta acção de luta juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA).

Segundo o comunicado do SEP é exigida a regulamentação dos horários de trabalho, aplicando as 35 horas de trabalho por semana, incluindo para as novas contratações; o efectivo pagamento de todas as horas/turnos extraordinários; a harmonização de direitos tendo por base a legislação que vigora nas restantes instituições do SNS; o direito à progressão na carreira; e a contratação urgente de profissionais.

Desta forma, a acção dos trabalhadores, visando melhorar as suas condições de trabalho e conquista de direitos, é também uma luta em torno da melhoria do SNS, interesse que é de todos. Para os sindicatos, é assim urgente que o Conselho de Administração do Hospital Vila Franca de Xira e o Ministério da Saúde subscrevam os Instrumentos de Regulamentação Colectiva no sentido de considerar a mesma legislação aplicada às restantes empresas públicas.

Para o sindicato que representa os enfermeiros «a carência de profissionais nestes hospitais é uma realidade que provocou a redução do número de profissionais por turno, a realização de trabalho extraordinário programado e não programado e elevados ritmos de trabalho, levando à exaustão destes trabalhadores» e como tal «é fundamental criar condições de trabalho para atrair e fixar trabalhadores».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui