Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|greve

Greve contra salários em atraso na Auto Viação Cura

Os trabalhadores da transportadora de Viana do Castelo vão fazer greve, a partir de segunda-feira, entre as 6h30 e as 9h, para exigir o pagamento de salários em atraso.

Créditos / radioaltominho.pt

Em declarações à agência Lusa, o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN/CGTP-IN), José Manuel Silva, confirmou a greve da próxima segunda-feira e acrescentou que o pré-aviso prevê o prolongamento da paralisação, sempre no mesmo horário, até ao mês de Agosto.

«A partir do dia 8 de cada mês, os trabalhadores fazem greve todos os dias, todos os meses, até Agosto, entre as 6h30 e as 9h», declarou, referindo que a paralisação «vai ter um impacto muito grande» devido ao início das aulas no 2.º período lectivo.

«O salário do mês de Dezembro não foi pago aos mais de 20 trabalhadores da transportadora, sendo que alguns ainda não receberam Outubro e Novembro», disse o dirigente sindical.

A administração da Auto Viação Cura «argumenta que as câmaras municipais do distrito de Viana do Castelo não pagaram o serviço», afirmou José Manuel Silva, sublinhando que «os trabalhadores acham que isso é falso».

«Nesse sentido, o sindicato vai enviar emails a todas as câmaras da região a informar que os trabalhadores vão entrar em greve e que a entidade patronal alega que são as próprias autarquias que não pagam à transportadora», explicou.

Empresa diz que é «completamente mentira»

Contactado pela Lusa, Rui Matos, porta-voz da empresa de transporte público, desmentiu «por completo» as acusações do sindicato, afirmando que «é tudo completamente mentira» e que «não há nenhum funcionário do Cura/Transcolvia com vencimentos em atraso». «Nenhum. Temos os comprovativos de pagamento dos salários de Outubro e Novembro a todos os trabalhadores», disse.

O responsável admitiu, no entanto, que o mês de Dezembro «ainda não foi pago», tendo justificado o facto com um alegado consentimento dos trabalhadores: «Todos os trabalhadores que estão no activo no Cura/Transcolvia assinaram uma declaração, com o consentimento da comissão de trabalhadores, a dizer que podem receber até ao dia 15 do mês seguinte. Portanto, estamos completamente dentro do prazo de pagamento», justificou, acrescentando que «o salário de Dezembro será pago ainda esta semana ou na próxima».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui