Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|protesto

Galp: melhor ano de sempre tem de se fazer sentir nos salários

Por «uma justa distribuição da riqueza criada» (mais de mil milhões de euros em lucros só em 2023), os trabalhadores do grupo Galp vão realizar um protesto no dia 15 de Março, às 11h, em frente à sede da empresa.

Protesto de trabalhadores da refinaria da Galp em Matosinhos, em frente à Câmara Municipal do Porto, 25 de Fevereiro de 2021 
Protesto de trabalhadores da refinaria da Galp em Matosinhos, em frente à Câmara Municipal do Porto, 25 de Fevereiro de 2021 CréditosJosé Coelho / Agência Lusa

O resultado líquido, superior a mil milhões de euros (1002 milhões), fez de 2023 o melhor ano de sempre da Galp. Agora é hora de aumentar os salários dos trabalhadores, cumprindo dois objectivos: «repor o poder de compra perdido nos últimos anos e valorizar a especialização e experiência profissional», refere nota conjunta de vários sindicatos do sector afectos à CGTP-IN.

Os trabalhadores organizados nos sindicatos SITE Norte, SITE CSRA e SITE Sul, vão realizar uma acção de protesto em frente à sede da Galp, em Alcântara, Lisboa, no dia 15 de Março, às 11h, exigindo «aumentos salariais dignos e que reflictam uma mais justa distribuição da riqueza criada».

De igual forma, estes profissionais querem que o Acordo de Empresa da Petrogal seja aplicado a todos os trabalhadores das demais empresas do grupo. «Se a GALP é só uma, o quadro de direitos deve ser também único, nivelando para condições mais favoráveis aos trabalhadores».

«A subida astronómica das prestações do crédito das casas colocou os trabalhadores a pagarem também os lucros recorde dos bancos». Para além disso, com os seus parcos salários (mais ainda quando comparados aos lucros que os trabalhadores, todos os dias, ganham para o patrão), os trabalhadores pagam os valores inflacionados das contas e do supermercado, contribuindo para os lucros recorde nesses sectores.

«É necessário interromper esta tendência», decidiram os trabalhadores da Galp, em plenários realizados nos dias 5 e 7 de Março.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui