Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Saúde

Doentes dependentes no domicílio sem cuidados de enfermagem

A denúncia foi feita esta segunda-feira pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. Em causa está a inesperada retirada de enfermeiros pelo Centro Hospitalar Tondela-Viseu à Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Viseu.

SIndicato afirma que só as contratações podem pôr fim ao problema
SIndicato afirma que só as contratações podem pôr fim ao problemaCréditosMário Cruz / Agência LUSA

Em nota de imprensa, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP/CGTP-IN) repudia a decisão e assegura que vai expor o caso às entidades.

O sindicato declara ter tido ontem conhecimento de que «cerca de metade dos profissionais de enfermagem alocados à UCC de Viseu para cuidar de doentes dependentes em casa, cedidos pelo Centro Hospitalar Tondela-Viseu, foram informados que terão que regressar à instituição, no próximo 1 de Fevereiro».

«Esta cessação inesperada da mobilidade por cedência de interesse público destes enfermeiros coloca seriamente em risco a saúde e mesmo a vida dos doentes que dependem destes cuidados», afirma o SEP.

O sindicato relembra ainda que os cuidados de saúde primários têm como finalidade «prestar cuidados de proximidade aos utentes, doentes e família no seu contexto comunitário», bem como «cuidados a grupos vulneráveis, onde se enquadram os idosos e mais dependentes», de forma a «promover a saúde e prevenir a doença».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui