Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|água e saneamento

Cordão humano contra a privatização da água em Loures e Odivelas

Os trabalhadores vão dar um «abraço aos SIMAR» no dia 24 de Outubro, numa acção contra a tentativa de extinção de serviços municipais de água e saneamento que está a ser negociada, em segredo, pelo PS.

António Costa, na apresentação da candidatura do deputado Ricardo Leão (actual presidente da autarquia) à Câmara Municipal de Loures. 7 de Setembro de 2021 
António Costa, na apresentação da candidatura do deputado Ricardo Leão (actual presidente da autarquia) à Câmara Municipal de Loures. 7 de Setembro de 2021 CréditosTiago Petinga / Agência Lusa

Os trabalhadores dos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos (SIMAR) das câmaras municipais de Loures e Odivelas, em plenário, vão realizar um cordão humano em torno do edifício sede da instituição (Rua Ilha da Madeira, em Loures), na defesa deste importante serviço público, refere o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL/CGTP), em comunicado enviado ao AbrilAbril.

«Esta acção contará, igualmente, com uma tribuna pública de denúncia e de combate à concretização deste inaceitável negócio, que está a ser preparado em segredo nos gabinetes e “à socapa” dos trabalhadores e das populações, que serão os mais directamente prejudicados por esta medida».

É de uma importância fundamental que as autarquias mantenham uma «gestão pública e de proximidade» da água, garantindo o devido controlo político democrático por parte das populações e a protecção do interesse público. A concessão deste serviço ao grupo Águas de Portugal resultará, para os trabalhadores, numa crescente insegurança no seu vínculo laboral, com a provável «imposição de um horário semanal de 40 horas, mobilidade geográfica e polivalência».

O STAL afirma estar «fortemente empenhado na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e das populações, bem como da gestão pública da água, e tudo fará para evitar que se concretize a concessão destes serviços municipais», a levar a cabo pelo PS.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui