Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Sindicato dos Enfermeiros Portugueses

Contra a «inércia», enfermeiros do Centro Hospitalar de Leiria agendam greve

Com o arrastar dos «problemas e injustiças», os enfermeiros do CH de Leiria, não tiveram outra hipótese, diz o SEP/CGTP, senão marcar greve para 20 de Abril, com concentração às 10h, no Hospital de Leiria.

Enfermeiros do Centro Hospitalar de Leiria participam na ação de denúncia pública «contra as dificuldades para a gestão e organização da prestação de cuidados, o desequilíbrio da distribuição e de duração das jornadas de trabalho diárias», organizada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, em Leiria, a 9 de Fevereiro de 2021
Enfermeiros do Centro Hospitalar de Leiria participam na ação de denúncia pública «contra as dificuldades para a gestão e organização da prestação de cuidados, o desequilíbrio da distribuição e de duração das jornadas de trabalho diárias», organizada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, em Leiria, a 9 de Fevereiro de 2021 CréditosRUI MIGUEL PEDROSA / LUSA

«E qualquer desatenção, faça não: Pode ser a gota d'água», mas a administração do Centro Hospitalar (CH) de Leiria insiste em não atender ao repto do Chico Buarque. Cega, surda e muda, na reunião realizada no dia 24 de Março, entre o CH e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP/CGTP-IN), «manteve-se a inércia e o arrastamento dos problemas e injustiças».

Em plenário, realizado na tarde desse dia, os trabalhadores definiram o seu plano de acção: avançar com uma greve para o dia 20 de Abril. Os enfermeiros do CH de Leiria (Hospitais de Leiria, Pombal e Alcobaça) vão ainda realizar uma concentração às 10h desse dia, em frente ao Hospital de Leiria.

As reivindicações destes enfermeiros, explica o SEP, em comunicado, passam pela justa e legal contabilização dos pontos a todos os enfermeiros (e o pagamento dos retroactivos devidos desde 2018), a consagração dos 30 minutos de passagem de turno e reposição dos horários de trabalho e a atribuição de um dia de férias (por cada 10 anos de serviço) aos enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho.

Também a contratação de mais enfermeiros e a vinculação definitiva de todos os contratos precários (assim como o fim imediato de todas as mobilizações para outros serviços) é uma questão que os trabalhadores querem ver resolvida. É indispensável que o CH Leiria proceda ao pagamento, «de acordo com a opção de cada enfermeiro», das horas e folgas em dívida desde 2018, problema para o qual o SEP já apresentou «propostas e soluções».

«Estas situações problemáticas têm agravado a sensação de injustiça e de exaustão, aumentando o recurso a baixas por doença devido ao cansaço físico e psicológico. Com elevado sacrifício da vida pessoal e familiar os enfermeiros continuam a responder e a assumir as suas responsabilidades»: está na hora de a administração do CH de Leiria fazer o mesmo.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui