Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|carreiras profissionais

Câmara de Lisboa ataca carreiras dos fiscais municipais

O executivo de Carlos Moedas está a fazer uma «interpretação incompreensível» do decreto para a valorização das carreiras públicas, obrigando alguns fiscais municipais a regredir nas categorias profissionais.

CréditosAntónio Cotrim / Agência Lusa

«Aos trabalhadores inseridos nas carreiras e categorias objecto de valorização que se encontrem posicionados em nível remuneratório automaticamente criado, não pode resultar», destaca o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML/CGTP-IN), «uma posição inferior àquela que lhe seria devida».

O que está exposto no 2.º ponto do artigo 20.º do Decreto–Lei n.º 84-F/2022 (aprova medidas de valorização dos trabalhadores em funções públicas) contradiz directamente a «interpretação e decisão» da Câmara Municipal de Lisboa (CLM), no que ao reposicionamento de vários fiscais municipais na Tabela Remuneratória Única (TRU) diz respeito.

Como se não bastasse o executivo PSD/CDS-PP da CML, liderado por Carlos Moedas, ter negado o direito destes trabalhadores à progressão na carreira, em muitos casos, os fiscais «regrediram, ou seja, foram reposicionados em patamares inferiores aos que se encontravam». É «uma injustiça inaceitável», considera o STML, evidenciando um «abuso em termos interpretativos sobre a legislação mais recente».

A autarquia «tem desvalorizado as sucessivas exposições do STML sobre este processo», preferindo ignorar a ilegalidade que está a cometer em detrimento dos seus próprios funcionários. Os trabalhadores decidiram, com o seu sindicato, realizar uma concentração na Praça do Município no dia 25 de Outubro, com início previsto às 10h.

Durante a acção de luta, os trabalhadores vão entregar, ao Presidente da autarquia, Carlos Moedas, uma exposição subscrita pelos Fiscais Municipais da Câmara Municipal de Lisboa «exigindo a correcção de uma injustiça que, para além de degradar os seus rendimentos, defrauda os seus direitos e expectativas».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui