Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|perseguição

Bifanas de Vendas Novas com práticas velhas de perseguição laboral

A gerência do restaurante Bifanas de Vendas Novas do Albufeira Terrace, segundo o sindicato, ameaçou uma trabalhadora com o não pagamento das horas caso participasse numa reunião do sindicato e mudou unilateralmente o horário de uma delegada sindical.

Créditos / cgtp

Foi passado dia 26 de Janeiro, dia em que se realizou a última reunião de trabalhadores, que aconteceu o que nunca pode acontecer, mas algo que o patronato repete vezes sem conta: uma das trabalhadoras do restaurante Bifanas de Vendas Novas do Albufeira Terrace foi ameaçada para não participar numa reunião de trabalhadores promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve. Foi dito à trabalhadora que caso ela participasse na referida reunião, iria ser-lhe descontado do salário o tempo que permanecesse na mesma. 

Poderia ser prática isolada, mas não o é, já que a delegada sindical do restaurante também viu o seu horário, que sempre foi um horário seguido, a ser alterado unilateralmente para um horário repartido, o que lhe está a causar um grande transtorno na conciliação da actividade profissional com a vida pessoal e familiar.

Se estes casos já são suficientemente chocantes, a gerência não fez por menos e além dos já relatados, o patronato, quando começou a ter conhecimento de que os trabalhadores se estavam a sindicalizar, ordenou a gerência a começar a marcar presença diária no estabelecimento, o que não era hábito anteriormente, de forma a condicionar o processo de sindicalização.

Apesar do clima hostil, os trabalhadores não se ficaram e decidiram em plenário avançar para uma greve para o próximo dia 6 de Fevereiro à qual se juntará uma acção de denúncia pública da inaceitável situação.

O sindicato, correspondendo ao seu papel de defesa dos trabalhadores, também não se ficará e diz estar a ponderar, com o departamento jurídico, a formalização de uma queixa contra a gerência do estabelecimento, para além de ter agendado para amanhã uma visita aos restantes estabelecimentos do Bifanas de Vendas Novas existentes na região, para esclarecer os trabalhadores sobre os seus direitos e apelar à sua sindicalização e organização para lutarem por melhores salários e melhores condições de trabalho.
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui