|Vitórias Laborais

Aviso de greve na Somincor proporciona reunião com o Ministério do Trabalho

O STIM desconvocou a greve na empresa após anúncio do Ministério do Trabalho para reunião na sexta-feira, 7 de Junho, com a direcção da Somincor.

CréditosNuno Veiga / Agência LUSA

A greve, com início marcado para esta terça-feira, pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM/CGTP-IN) e trabalhadores da Somincor foi suspensa.

No final da tarde de ontem o STIM recebeu a informação de que será recebido em reunião com o Ministério do Trabalho. O encontro, a realizar na próxima sexta-feira, 7 de Junho, será entre a pasta do governo, a representação sindical e a direcção da Somincor.

A suspensão da greve vai ao encontro das expectativas do sindicato em ver a evolução das «propostas no sentido da satisfação das justas reivindicações dos trabalhadores», afirma o STIM no comunicado que anuncia a suspensão da greve aos trabalhadores. No mesmo documento, revela também que na sequência da reunião será marcado um plenário para transmitir o que foi discutido.

Embora ainda não haja resultados concretos quanto à adoção do Caderno Reivindicativo de 2024, o anúncio da greve foi capaz de demonstrar o seu poder de pressão. A partir do aviso de greve houve a mobilização, não apenas da administração da Somincor como do Ministério do Trabalho, no sentido de atender o processo de luta dos trabalhadores, avançando com as negociações estagnadas.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui