|greve

Anunciada greve no Metro de Lisboa

Os trabalhadores do Metro de Lisboa entregaram um pré-aviso de greve para dia 25 de Maio, uma vez que «as negociações salariais falharam», anunciou a Fectrans.

CréditosTiago Petinga / Agência Lusa

Os trabalhadores do Metro de Lisboa tinham mandatado os sindicatos, depois dos plenários realizados a 22 de Abril, para encetarem formas de luta caso o conselho de administração da empresa não aceitasse a contraproposta relacionada com as negociações salariais.

Em causa está a valorização salarial e a valorização das carreiras, além do preenchimento imediato do quadro operacional e das progressões.

Em comunicado, a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans/CGTP-IN) avançou que a greve de 25 de Maio vai realizar-se das 5h às 9h30, para a generalidade dos trabalhadores e das 9h30 às 12h30 para o sector administrativo e técnico.

Na nota, o sindicato alerta também que os trabalhadores reivindicam a efectivação do direito ao transporte, o estrito cumprimento de todas as cláusulas do acordo de empresa, além da prorrogação da vigência do mesmo.

Segundo a FECTRANS, até ao início da jornada de luta «existirá total disponibilidade, caso convirjam as vontades, para que se encontrem as melhores soluções para os trabalhadores e para a empresa».


Com agência Lusa

Tópico