|greve

Trabalhadores do Metro de Lisboa convocam greve pela valorização salarial

Considerando que as negociações «falharam», a Fectrans volta a apresentar um pré-aviso de greve parcial para o dia 24 de Junho.

CréditosTiago Petinga / Agência Lusa

«As organizações de trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, em reunião realizada na passada quarta-feira, e após uma reunião com o presidente da administração, decidiram entregar um pré-aviso de greve parcial para o próximo dia 24 de Junho», pode ler-se no comunicado da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans/CGTP-IN).

De acordo com a estrutura sindical, a decisão é motivada pelo facto de administração «não ter dados novos sobre os temas que os trabalhadores querem ver resolvidos e em torno dos quais pretendem um acordo».

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa fizeram uma greve parcial no passado dia 25 de Maio, que paralisou a circulação deste meio de transporte durante a manhã.

Além da valorização salarial e da valorização das carreiras, os trabalhadores pretendem o preenchimento imediato do quadro operacional e progressões na carreira.

A estrutura sindical alertou ainda que os trabalhadores reivindicam a efectivação do direito ao transporte, o estrito cumprimento de todas as cláusulas do acordo de empresa, além da prorrogação da vigência do mesmo.

Tópico