|Agricultura

Agricultores lesados por javalis recebidos no Parlamento

Uma delegação da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e suas filiadas é recebida esta terça-feira na Assembleia da República para discutir os enormes prejuízos causados por animais selvagens.

Os agricultores concentraram-se no Largo do Rato, de onde partiram para a Assembleia da República, em Lisboa. 8 de Novembro de 2018
Foto de arquivo: concentração de agricultores da CNA em LisboaCréditos

Em nota de imprensa, a CNA relata que vai ser recebida amanhã na Assembleia da República, às 12h, numa sessão da Comissão de Agricultura e Mar. A delegação será composta por agricultores lesados por animais selvagens.

Segundo a CNA, em análise estará «a situação que acontece em vastas regiões com os javalis» e também, embora mais localizados, veados e corças, cujas populações descontroladas estão a causar «grandes prejuízos aos pequenos e médios agricultores, pois destroem-lhes as culturas».

«A situação está descontrolada nessas regiões pelo que, entre outras reclamações ao Ministério da Agricultura e ao Governo, a CNA, as suas filiadas e os agricultores lesados reclamam a atribuição de indemnizações para cobrir os prejuízos e o controlo dos animais selvagens, incluindo o seu controlo sanitário para evitar a propagação de doenças (através dos javalis) para os suínos», lê-se na nota.

A par da CNA, a delegação será composta pela Associação Distrital de Agricultores de Coimbra (ADACO), União de Agricultores do Distrito de Leiria (UADL) e Associação dos Baldios e Agricultores da Região de Viseu (BALAGRI).

Tópico