Presidindo à cerimónia de lançamento de dois «movimentos de emulação», em Hanói, Minh Chinh afirmou que a via mais rápida e eficaz para a «autonomia estratégica» passa pela ciência, a tecnologia, a inovação, a transformação digital e verde.
Tudo isto, acrescentou o primeiro-ministro, associado à «construção de uma economia independente e auto-suficiente», integrada no mundo de «forma profunda, flexível e eficiente».
«Esta é uma exigência objectiva do processo de desenvolvimento, uma tendência inevitável da época e uma decisão estratégica do nosso Partido», frisou Minh Chinh.
Na ocasião, o responsável governamental explicou que se trata de um evento importante para implementar de forma «rápida, enérgica e sincrónica» a Resolução do XIV Congresso do Partido Comunista do Vietname (PCV), procurando transformar o seu «espírito e alcance» em acções concretas.
«Trata-se de transformar as decisões políticas em realidade, de acordo com as indicações do secretário-geral [do PCV], To Lam», disse o primeiro-ministro, citado pelo portal noticioso do executivo vietnamita.
Dois movimentos, um objectivo: desenvolver o país
Os movimentos de emulação lançados esta segunda-feira designam-se «Inovação, desenvolvimento da ciência e da tecnologia, transformação digital, transformação verde», e «Forte desenvolvimento das empresas privadas, melhoria da eficácia das empresas estatais».
A primeira das duas tarefas-chave, como lhes chamou Minh Chinh, visa criar uma base para o «desenvolvimento de forças produtivas novas e modernas», por via da implementação dos avanços científico-tecnológicos, da inovação, da transformação digital e verde.
A segunda pretende promover o desenvolvimento de uma economia de mercado moderna, integrada no mundo e orientada para o socialismo, na qual «a economia estatal assume o papel principal, para garantir a estabilidade macroeconómica, os principais equilíbrios e a orientação estratégica», enquanto a privada é «a força propulsora mais importante».
Fomentar o patriotismo, a solidariedade e a confiança no Partido
Recordando que, na história da revolução vietnamita, as grandes vitórias alcançadas pelo país o foram sob «a liderança correcta, hábil e sábia» do Partido e do presidente Ho Chi Minh, o primeiro-ministro do Vietname sublinhou que cada cidadão é um agente central nos movimentos de emulação patriótica.
Neste sentido, instou toda a sociedade a agir em uníssono, a transformar a determinação em resultados tangíveis e a contribuir para o objectivo de construir «um país em rápido desenvolvimento, sustentável, próspero e feliz».
Pediu também que se fomente o patriotismo, a solidariedade e a confiança inabalável na liderança do Partido e na governação do Estado, bem como a excelência nos estudos, no trabalho e na dedicação.
Em simultâneo, propôs que o movimento de emulação atinja os critérios dos «três não»: nada de formalidade, ostentação ou exagero; nada de esforços dispersos e fragmentados; nada de desperdício de recursos, trabalho ineficaz ou falta de participação e apoio público.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
