Até esta terça-feira, 27 das 34 províncias e cidades que integram o país do Sudeste Asiático completaram a tarefa, o que que corresponde a uma taxa de 79,4%, segundo divulgou o Ministério das Minorias Étnicas e Religiões.
As autoridades vietnamitas sublinham que se trata de um avanço significativo na implementação do programa nacional, que contribui para melhorar a qualidade de vida de centenas de milhares de famílias e renova a imagem das regiões rurais e montanhosas, onde existem mais casas deterioradas.
Na semana passada quatro províncias e cidades – Da Nang, Dak Lak, Ninh Binh e Thai Nguyen –informaram que tinham atingido, a 100%, a meta da construção de casas para substituir as habitações de carácter precário.
De acordo com números oficiais, até 27 de Julho último foram construídas e entregues para utilização, em todo o país asiático, 234 975 casas, enquanto outras 33 495 se encontravam em fase de construção, indica a Vietnam News Agency (VNA).
O primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, pediu aos ministérios e governos provinciais que cumpram a meta de eliminar todas as casas temporárias e deterioradas no país até ao próximo dia 31 de Agosto.
Um programa fundamental
No final de Julho, Dao Ngoc Dung, ministro das Minorias Étnicas e Religiões, disse que este programa deve ser reconhecido como um dos 80 projectos e obras nacionais-chave, no contexto do 80.º aniversário da Revolução de Agosto e do Dia Nacional da República Socialista do Vietname (2 de Setembro).
«Este não é apenas um marco importante no trabalho de erradicação da fome e redução da pobreza, mas é também uma clara demonstração da força da solidariedade e da cooperação de toda a sociedade», disse Ngoc Dung, citado pelo periódico electrónico governamental.
Ao mesmo tempo, acrescentou, «o programa contribui para reforçar a confiança da população no Partido e no Estado vietnamita, e abre novas oportunidades para que as famílias com carências superem a pobreza de forma sustentada e construam uma vida próspera».
Em Maio deste ano, Pham Minh Chinh, primeiro-ministro do Vietname, também destacou a importância do programa de erradicação de casas precárias e deterioradas, afirmando que se trata de «uma tarefa muito significativa e humana».
«O nosso Partido não tem outro objectivo que não seja proteger firmemente a independência e a soberania nacionais e trazer felicidade e prosperidade ao povo», afirmou, acrescentando: «Não podemos permitir que as pessoas não tenham onde viver ou que vivam em casas temporárias ou em ruínas.»
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui