|Assembleia da República

Está frio? Lembra-te que a direita recusou baixar o preço do gás de botija

Com votos contra do Chega, CDS-PP, Iniciativa Liberal e PSD, e abstenção do PS, a proposta do PCP para controlar e fixar os preços do gás de botija foi chumbada. Enquanto que em Espanha custa 15 euros, a direita quer que em Portugal custe 35 euros. 

«Porque a energia é um direito e não um negócio. Porque ninguém deve pagar preços abusivos para cozinhar ou aquecer a casa. Porque Portugal não tem de ser um país mais caro para quem trabalha». Foi com base nestas três constatações que o PCP decidiu, mais uma vez, apresentar uma proposta para fixação do preço do gás de botija.

A proposta foi a votos na passada sexta-feira, dia 23 de Janeiro e, como não podia deixar de ser, foi chumbada com os votos de toda a direita. Ao Chega, CDS-PP, Iniciativa Liberal e PSD, juntou-se ainda a abstenção do PS. 

A proposta dos comunistas visava estabelecer um preço máximo de 20 euros para a botija de 13 kg de GPL butano, com o objectivo de aliviar o custo de vida para mais de 2,2 milhões de famílias que dela dependem, uma vez que os preços actuais em Portugal (33-37€) mais que duplicam os praticados em Espanha. 

No fundo o PCP propunha uma intervenção regulatória e fiscal, incluindo a redução do IVA para 6%, o fim da dupla tributação do IVA sobre o ISP, a eliminação da taxa de carbono e o controlo das margens na cadeia de valor, justificando-se pela necessidade de conter os lucros excessivos das empresas e garantir o acesso a uma energia essencial, especialmente nas regiões sem rede de gás natural.

Apesar da justeza do proposto, desceram apenas a descida à 11.ª primeira comissão sem votação os projectos de lei que propuseram somente a redução da taxa de IVA de 25% para 6% do gás butano e propano, vulgarmente designado de gás de botija ou engarrafado.
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui