|guerra

CEO do Spotify investe 600 milhões de euros em empresa de drones militares com IA

Enquanto o Spotify paga aos artistas um valor estimado de 0,003 a 0,005 dólares por reprodução de música, lucrando, em 2024, 1,14 mil milhões de euros, o seu CEO, Daniel Ek, investe milhões na Helsing, empresa que cria drones e inteligência artificial para operações militares. 

CréditosHayoung Jeon / EPA

É sob a capa da Prima Materia, empresa de investimentos co-fundada por Daniel Ek, que o CEO da Spotify está a investir milhões em material de guerra. Segundo o que se sabe, o empresário de origem sueca injetou 600 milhões de dólares na Helsing, empresa alemã de tecnologia de defesa sediada em Munique. 

Fundada em 2021 por Niklas Köhler, investigador na área da Inteligência Artificial (IA), e Gundbert Scherf, ex-assessor especial do exército alemão, a Helsing era inicialmente uma empresa de software, mas percebeu rapidamente que o dinheiro faz-se com o sofrimento alheio. 

A primeira tranche de investimento de Daniel Ek foi de 100 milhões de dólares, logo após o lançamento da empresa. A  empresa, porém, cresceu com a guerra na Ucrânia com a Helsing a envolver-se nas operações militares ucranianas. Já este ano, o CEO do Spotify duplicou o seu investimento à medida que a Helsing expande de software para máquinas, incluindo drones, aeronaves e submarinos de guerra.

Com o lema «Inteligência Artificial para proteger as nossas democracias», a Helsing começou a fabricar a sua própria linha de drones militares, chamada HX-2, isto numa altura em que o financiamento de risco no sector de defesa na Europa atingiu um recorde histórico, de acordo com um relatório recente do Fundo de Inovação da NATO que indica que este cresceu 30% nos últimos dois anos, superando o mercado de capital de risco em geral, que registou uma queda de 45% no mesmo período de 2024.

Não deixa de ser curioso que enquanto Daniel Ek e o Spotify se recusam a pagar condignamente aos artistas, o empresário tem toda a capacidade financeira e a vontade de investir em material que tira vidas. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui