|Vitórias Laborais

Izidoro: aumentos não foram «cortesia» da empresa, são conquista dos trabalhadores

Durante 15 anos, o subsídio de alimentação na Izidoro não sofreu qualquer aumento. «Tudo subiu: comida, combustíveis, renda, transportes… tudo menos o subsídio». O STIAC/CGTP anunciou a actualização.

Créditos / STIAC

Durante 15 anos, o subsídio de alimentação na Izidoro, empresa de produção de carnes recentemente adquirida pelo Grupo Valsabor, não sofreu qualquer alteração, nem um cêntimo de aumento desde 2009, refere o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Alimentar e Bebidas (STIAC/CGTP-IN). «Tudo à nossa volta subiu: comida, combustíveis, renda, transportes… tudo menos o subsídio de alimentação destes trabalhadores».

«Esta estagnação foi, ao longo de todo este tempo, injustificável e socialmente inaceitável, ignorando as necessidades daqueles que asseguram diariamente o funcionamento e a produtividade da empresa.». A 1 de Julho, 15 anos de luta dos trabalhadores da Izidoro conquistaram, por fim, um aumento neste subsídio: de 4,5 para 6 euros diários.  

Este aumento não foi «uma oferta» nem uma «cortesia», ressalva o sindicato. «Foi o resultado de anos de persistência e de várias greves, denúncias, abaixo assinadosm entre outros. É uma correcção tardia de uma injustiça prolongada». O aumento para 6 euros pode estar «longe de recuperar todo o poder de compra perdido», mas representa «um avanço importante e simbólico, que demonstra que a reivindicação dá resultados», abrindo o caminho para novos combates na Izidoro.

O STIAC valoriza a conquista destes trabalhadores e salienta que estar «sindicalizado, organizado, unido» em torno das acções de luta nas empresas e locais de trabalho. Foi essas expressar, em conjunto, «da voz» colectiva de quem trabalha que permitiu este resultado e abrirá as portas para os confrontos do futuro, nesta e noutras empresas.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui