|Cuba

«Revolución es unidad»: 600 mil cubanos desfilaram no 1º de Maio

Um mar de gente tomou as ruas de Havana em direcção à Praça da República numa data de comemoração dupla: Dia dos Trabalhadores e aniversário de 25 anos do histórico discurso de Fidel Castro sobre o conceito de Revolução.

CréditosAbel Padrón Padilla / Cubadebate

«Por Cuba juntos creamos» foi o lema escolhido para esta grande festa que uniu trabalhadores, estudantes, operários e famílias inteiras que desfilaram até a Praça da República na companhia do Presidente Miguel Díaz Canel, do general Raúl Castro e do Secretário-Geral da Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC) Ulises Guilarte de Nacimiento.

Na capital Havana foram registadas cerca de 600 mil pessoas, e por todo o país o número ultrapassa os 5,3 milhões, avança o portal Cubadebate– algo próximo à metade da população do país. Um número que demonstra a unidade e o compromisso do povo cubano com a sua Revolução e as suas conquistas.

A razão para as ruas de toda a Ilha estarem cheias de gente neste dia foram diversas: à celebração do Dia Internacional do Trabalhador somaram-se também a luta contra o criminoso embargo económico imposto pelos Estados Unidos e a solidariedade do povo cubano com o povo palestiniano. Mas também os 25 anos do histórico discurso de Fidel Castro sobre o conceito de Revolução, feito em 1 de Maio de 2000, onde o líder da revolução cubana sublinhava que "Revolução é sentido do momento histórico; é mudar tudo que deve ser mudado; é igualdade e liberdade plenas; é ser tratado e tratar aos demais como seres humanos; é emancipar-nos por nós mesmos e com nossos próprios esforços; é desafiar poderosas forças dominantes dentro e fora do âmbito social e nacional; é defender valores nos quais cremos ao preço de qualquer sacrifício; é modéstia, desinteresse, altruísmo, solidariedade e heroísmo; é lutar com audácia, inteligência e realismo; é não mentir jamais nem violar princípios éticos; é convicção profunda de que não existe força no mundo capaz de aplastar a força da verdade e das idéias. Revolução é unidade, independência, é lutar por nossos sonhos de justiça para Cuba e para o mundo, que é a base do nosso patriotismo, nosso Socialismo e nosso Internacionalismo."

Comandante-Chefe Fidel Castro no Primeiro de Maio de 2000. Créditos

De forma extraordinária, o Conselho de Ministros de Cuba decretou recesso laboral com remuneração integral para o dia de hoje, 2 de Maio.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui