Mensagem de erro

|Legislativas 2022

Voto seguro começou hoje

Mais de 315 mil eleitores estão inscritos para votar antecipadamente neste domingo. A afluência às urnas tem decorrido normalmente, sem grandes filas e em segurança sanitária.

Um eleitor consulta o local onde pode exercer o seu direito de voto antecipado no âmbito das eleições legislativas de 2022, em Lisboa, a 23 de Janeiro de 2022. As eleições legislativas para uma nova composição da Assembleia da República estão marcadas para 30 de Janeiro de 2022
Um eleitor consulta o local onde pode exercer o seu direito de voto antecipado no âmbito das eleições legislativas de 2022, em Lisboa, a 23 de Janeiro de 2022. As eleições legislativas para uma nova composição da Assembleia da República estão marcadas para 30 de Janeiro de 2022CréditosAntónio Cotrim / LUSA

Milhares de cidadãos estão a afluir às urnas desde o início da manhã, em todo o país, para votar antecipadamente. A votação tem decorrido em condições de segurança sanitária nos mais de 400 locais de votos disponibilizados pelas autarquias para o efeito.

Pelo menos dois cabeças de lista dos partidos com assento parlamentar anteciparam a sua votação em locais onde se encontravam em campanha: António Costa (PS), residente e candidato em Lisboa, votou no Porto; João Oliveira (CDU), residente em Setúbal, votou em Évora. Ambos os candidatos manifestaram confiança nas condições de segurança para os portugueses votarem, seja este domingo seja no próximo dia 30.

Mais de cem toneladas de material de protecção, incluindo máscaras, viseiras, luvas e álcool-gel, estão a ser distribuídos hoje e no próximo domingo, a fim de assegurar as melhores condições sanitárias para a votação dos cidadãos. Além disso, as autoridades de saúde recomendaram vários cuidados, como o uso de máscara cirúrgica e de caneta própria, a desinfecção das mãos e a conservação da distância de segurança.

Segundo o Ministério da Administração Interna (MAI), os eleitores que se tenham inscrito para votar antecipadamente mas não o consigam fazer hoje podem exercer o seu direito de voto no próximo domingo, dia 30.

As eleições legislativas marcadas para 30 de Janeiro de 2022 vão eleger 230 parlamentares para a Assembleia da República, na sequência do chumbo do Orçamento do Estado e da convocação de eleições antecipadas pelo Presidente da República.

Tópico