|soberania nacional

Soberania e desenvolvimento em debate

A realidade nacional e europeia, os perigos, ameaças e as respostas necessárias, são temas em discussão esta quarta-feira, num debate com Jerónimo de Sousa, João Ferreira e Ricardo Paes Mamede, entre outros. 

Oficina da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF), detida a 100% pela CP
Oficina da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF), detida a 100% pela CPCréditos

Na ressaca do surto epidémico, com o Plano de Estabilização Económico e Social do Governo em discussão e com o orçamento suplementar à porta, o PCP promove esta quarta-feira, às 17h, uma sessão pública sobre «Soberania e desenvolvimento, opções para um Portugal com futuro». Um debate na procura de soluções para assegurar o emprego, defender os salários e os direitos dos trabalhadores, reforçar os serviços públicos, nomeadamente o SNS, promover a produção nacional e assegurar o investimento necessário para um desenvolvimento soberano.

Nesta iniciativa, com transmissão em www.pcp.pt e nas suas contas do Facebook, Twitter e Youtube, para além do secretário-geral do PCP intervirão os economistas Ana Oliveira e Ricardo Paes Mamede, Agostinho Lopes (responsável pela Comissão para os Assuntos Económicos do PCP), João Ferreira (deputado ao Parlamento Europeu) e Vasco Cardoso (Comissão Política do PCP), entre outros.

Trata-se, na perspectiva do PCP, de uma oportunidade para abordar a realidade nacional e europeia, os perigos, as ameaças e as respostas necessárias, face aos principais problemas com que o País está confrontado e que foram agravados pela crise actual.

A natureza da União Europeia, o papel das grandes potências e a sua atitude perante os impactos do surto epidémico, o aproveitamento pelo capital monopolista da situação desencadeada e as especificidades do tecido económico nacional, a par da situação das micro, pequenas e médias empresa, da questão decisiva do aparelho produtivo nacional (alimentos, medicamentos, energia, etc.), da dívida e da sua insustentabilidade e do papel da banca, serão temas a animar a discussão.

Tópico