|forças e serviços de segurança

Segurança aeroportuária: sindicatos lutam por condições de trabalho

É responsabilidade das concessionárias dos aeroportos criar e facultar as condições necessárias para que os elementos das autoridades competentes desenvolvam as suas funções e cumpram a sua missão.

CréditosAntónio Pedro Santos / Agência Lusa

A Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP) e as estruturas representativas dos inspectores do Serviço de Estangeiros e Fronteiras (SEF), dos profissionais da Autoridade Tributária e dos profissionais da GNR (Associação dos Profissionais da Guarda) decidiram promover uma acção de luta no próximo dia 19 de Fevereiro, junto às infraestruturas aeroportuárias.

Uma iniciativa que tem por objectivo «obter da ANA a disponibilização gratuita de lugares de estacionamento para todos os profissionais de segurança nos parques que até aqui têm utilizado», nomeadamente nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada. Trata-se, segundo os profissionais, de criar condições básicas de trabalho que não podem «ser consideradas como uma cortesia, mas antes como um imperativo do funcionamento regular e seguro dos aeroportos».

A concessionária ANA/VINCI e a entidade gestora dos parques de estacionamento, já informaram da sua intenção de, a partir de 1 de Março, começar a cobrar aos profissionais a avença dos parques de estacionamento.

Considerando «os horários de trabalho em vigor, por turnos, 24 horas por dia, sete dias por semana», bem como as características específicas do trabalho que «exigem disponibilidade permanente», os sindicatos consideram inviável, na maioria das circunstâncias, o uso de transportes públicos. Daí, o uso de viatura própria ser uma imposição e não uma alternativa, num quadro em que, nas imediações dos aeroportos, todos os locais destinados ao estacionamento de viaturas são pagos.

Nesse sentido, as várias estruturas representativas dos profissionais do SEF, PSP, GNR e Autoridade Tributária e Aduaneira, decidiram agendar acções de luta «com o propósito de encontrar uma plataforma de entendimento que salvaguarde os interesses das partes».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui