|Revolução de Abril

O 25 de Abril na Assembleia da República e nas ruas

O 25 de Abril será assinalado na manhã desta segunda-feira na sessão solene da Assembleia da república. De tarde, as comemorações populares terão lugar por todo o País.

CréditosManuel de Almeida / EPA

A Assembleia da República, com a nova composição resultante das eleições de Janeiro passado, assinala os 48 anos do 25 de Abril durante a manhã desta segunda-feira, feriado nacional, numa sessão onde para além dos diversos partidos com representação parlamentar intervirá também o Presidente da República.

De tarde, as comemorações do 25 de Abril e do seu sentido transformador e revolucionário estender-se-ão a todo o País, nomeadamente com manifestações em Lisboa (Marquês do Pombal-Restauradores), Porto (Rua do Heroísmo-Avenida dos Aliados) e Coimbra (Praça da República-Praça da Inquisição), todas às 15h.  Mas também em diversas iniciativas nas cidades de Aveiro, Beja, Braga, Faro, Ponta Delgada, Santarém e Viseu.

Do amplo programa de comemorações populares, destacam-se também os programas promovidos pela URAP, com o Roteiro da Resistência e da Solidariedade, que terá lugar nas ruas de Peniche a partir das 11h e, na quarta-feira, dia 27, a evocação da libertação dos presos políticos, junto à Fortaleza.

No âmbito destas comemorações, a Fundação José Saramago está a promover em Lisboa, até dia 30 de Abril, visitas guiadas pelo Roteiro Levantados do Chão.

Entretanto, autarquias e o movimento associativo e popular promoveram na noite de 24 para 25 de Abril diversos concertos, nomeadamente em Alcácer do Sal, Évora, Grândola, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Santiago do Cacém, Silves e Viana do Alentejo, onde participaram artistas como Agir, Ana Bacalhau, Camané, Carlão, Dino D’ Santiago, Mário Laginha, Rogério Charraz e os UHF, entre outros.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui