|Governo PSD/CDS-PP

Novo Governo com entradas, saídas, desvalorização da Cultura e mesma política

Luís Montenegro entregou ao Presidente da República a lista de ministros do XXV Governo. A Economia funde-se com a Coesão Territorial; a Cultura funde-se com Juventude e Desporto; é criado o Ministério da Reforma do Estado. Há duas trocas e três novos ministros.

CréditosAntónio Cotrim / Lusa

Indigitado primeiro-ministro, Luís Montenegro entregou hoje ao Presidente da República a composição do XXV Governo Constitucional. Já publicado pelo site oficial da presidência da República, não se registam grandes alterações de fundo, algo que já se antecipava. 

Segundo o que foi tornado público, a intenção do novo Governo passa por manter a política levada cabo, com as funções sociais do Estado na mira de ataque de um novo Ministério, e a intensificação de uma lógica de desmantelamento e privatizações dos serviços públicos.

Luís Montenegro procurou, então, fundir ministérios com o Ministério da Economia a absorver a Coesão Territorial, passando a designar-se Ministério da Economia e Coesão Territorial, ficando Manuel Castro Almeida com a tutela, no lugar de Pedro Reis. Outra fusão significativa ocorreu na área da Cultura, Juventude e Desporto, que passou a ser uma única pasta, liderada por Margarida Balseiro Lopes. 

Como novidade surge o novo Ministério Adjunto e da Reforma do Estado, sob a tutela de Gonçalo Matias. Além disso, houve mudanças em alguns titulares, como na Administração Interna, onde Maria Margarida Blasco foi substituída por Maria Lúcia Amaral, e nos Assuntos Parlamentares, com Pedro Duarte a dar lugar a Carlos Amorim. 

O resto manteve-se inalterado: o Ministério dos Negócios Estrangeiros continua com Paulo Rangel; o Ministério das Finanças mantém-se com Miranda Sarmento; o Ministério da Defesa Nacional fica com Nuno Melo; o Ministério da Justiça permanece com Rita Alarcão Júdice; e no Ministério das Infraestruturas e Habitação perdura Miguel Pinto Luz. 

Composição do XXV Governo Constitucional:

- Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Artur dos Santos de Castro de Campos Rangel;

- Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim José Miranda Sarmento;

- Ministro da Presidência, António Egrejas Leitão Amaro;

- Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida;

- Ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Nuno da Cruz Saraiva Matias;

- Ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Eduardo Almeida de Abreu Amorim;

- Ministro da Defesa Nacional, João Nuno Lacerda Teixeira de Melo;

- Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Martinez de Castro Pinto Luz;

- Ministra da Justiça, Rita Fragoso de Rhodes Alarcão Júdice de Abreu e Mota;

- Ministra da Administração Interna, Maria Lúcia da Conceição Abrantes Amaral;

- Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Manuel de Almeida Alexandre;

- Ministra da Saúde, Ana Paula Mecheiro de Almeida Martins Silvestre Correia;

- Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Valente Rebelo Pinto Palma Ramalho;

- Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Martins da Silva Carvalho;

- Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Ana Margarida Balseiro de Sousa Lopes;

- Ministro da Agricultura e Mar; José Manuel Ferreira Fernandes;

A tomada de posse do primeiro-ministro e ministros do XXV Governo Constitucional irá decorrer amanhã, quinta-feira, 5 de Junho, às 18h, no Palácio da Ajuda. Já a tomada de posse dos secretários de Estado está reservada para sexta-feira, 6 de Junho, às 12h, no mesmo local.
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui