|Segurança Social

Novo aumento no abono este mês

Quem recebe abono de família por crianças entre os 12 meses e os três anos tem novo aumento este mês, por proposta do PCP. Subidas são entre 12 e 25 euros mensais por criança.

O abono de família de Julho, que está a partir de hoje a pagamento pela Segurança Social, vai ter um novo aumento para as crianças entre os 12 e os 36 meses. É mais um passo na trajectória iniciada no Orçamento do Estado para 2017, em que, por proposta do PCP, a majoração do primeiro ano de vida começou a ser progressivamente alargada até aos três anos.

A medida significa um aumento neste mês que pode chegar aos 25 euros por criança, no caso de uma família monoparental do 1.º escalão. No mínimo, representa mais 12 euros, no caso de uma família do 3.º escalão.

Também no novo 4.º escalão, reposto também em 2017 e que corresponde a rendimentos intermédios, haverá uma subida de dez euros até aos três anos de idade.

Face à realidade anterior a 2017, com o aumento de Julho, a subida no abono para crianças entre os 12 e os 36 meses pode chegar aos 80 euros para o 1.º escalão.

A partir deste mês, a proposta de um subsídio único por criança do PSD de Rui Rio fica ainda mais longe de representar um reforço de rendimentos, particularmente para as famílias com rendimentos mais baixos. Pelo contrário poderia significar uma redução no valor actualmente recebido pelas família do 1.º escalão entre 9214,32 e 1083,60 euros.

Tópico