Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|CNA

Medidas do Governo deixam pequena e média agricultura a perder

Em comunicado, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) afirma que, passada uma semana, se confirmam as razões que a levaram a não assinar o «Pacto para a Estabilização e Redução de Preços dos Bens Alimentares».

Créditos / CNA

Menos de uma semana depois do acordo entre Governo, Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a realidade vem confirmar aquilo que a CNA antecipava: os pequenas e médios agricultores vão mesmo ficar a perder.

Em causa está o facto de, supostamente, o pacto de medidas conter 180 milhões de euros, dos quais 2,3 milhões de euros seriam para apoiar os agricultores do Regime da Pequena Agricultura (RPA). Bem feitas as contas, o que «o Ministério da Agricultura tem para oferecer à pequena e média agricultura são apenas cortes».

Segundo a CNA, dos vastos milhões destinados a ajudar a produção, os pequenos produtores apenas iriam receber 50 euros numa ajuda única e enquanto, simultaneamente, os pequenos agricultores no RPA em 2022 foram excluídos dos chamados apoios à situação de crise e este ano com o novo PEPAC vão sofrer cortes significativos (menos 500 euros nas explorações até um hectare e menos 150 euros nas explorações entre um a dois hectares).

O comunicado da CNA vai mais longe e diz que há ainda mais problemas que acrescem a esta situação. Segundo a Confederação, ao não ter sido criado um mecanismo de regulação, tanto do mercado e dos preços ao longo da cadeia agro-alimentar, isso irá «manter as portas escancaradas ao esmagamento dos preços na produção».

Na ausência de um sacrifício à grande distribuição ou aos intermediários na cadeia agro-alimentar, as famílias continuarão a passar por sérias dificuldades, verificando-se a perpetuação e até agravamento da situação de adversidade e perda de rendimento dos agricultores.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui