|Confederação Nacional da Agricultura-CNA

Delegação da CNA vai a Bogotá para a 8ª Conferência da Via Campesina

A Confederação Nacional da Agricultura desloca-se a Bogotá, Colômbia, para participar na 8ª Conferência da Via Campesina que tem o lema «Perante as crises globais, construímos Soberania Alimentar para assegurar um futuro para a Humanidade».

CréditosAntónio Cotrim / Agência Lusa

Em Bogotá irá discutir-se a soberania alimentar como, por sua vez, o futuro da humanidade. É com isto em mente que a CNA irá participar na 8ª Conferência da Via Campesina com o lema «Perante as crises globais, construímos Soberania Alimentar para assegurar um futuro para a Humanidade».

A Conferência decorrerá entre os dias de 1 a 8 de Dezembro de 2023 e contará com a presença de 500 delegados de 10 regiões do mundo que vão discutir e analisar como um todo as diversas questões que afectam os camponeses, as zonas rurais e a alimentação dos povos.

Segundo a nota de imprensa da CNA, várias são as questões colocadas que serão discutidas, como a forma de alcançar melhores políticas públicas que apoiem a soberania alimentar, garantam rendimentos dignos e o direito à terra, à água e outros recursos; a forma de implementar a Declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos camponeses e outras pessoas que trabalham nas zonas rurais; ou como responder aos problemas climáticos.

As conferências internacionais da La Via Campesina, a organização internacional de camponeses composta por movimentos sociais e organizações de todo o mundo, são realizadas a cada quatro anos, e são o órgão máximo da organização, constituindo onde as organizações-membro se reúnem para celebrar a sua unidade, para debater os grandes temas que afectam os camponeses em todo o mundo e para definir prioridades de acção e objectivos estratégicos.
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui