|SNS

CUF Porto vai receber doentes do SNS com Covid-19

O acordo entre a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) e a CUF, no Norte do País, será formalizado dentro de dias. Valores partem de 1962 euros até 12 861 euros, nos casos mais graves. 

Créditos / Pixabay

É o pontapé de saída tão aguardado pelos privados da saúde. Segundo indicou ao Expresso fonte da empresa detida pelo Grupo José de Mello, está fechado o acordo com a ARS Norte com vista a disponibilizar, «em função da sua ocupação, as camas existentes no Hospital CUF Porto para doentes Covid-19». 

A empresa representante da maior rede de hospitais privados em Portugal diz que este foi o acordo possível, alegando que os termos do protocolo não reflectem os custos reais do tratamento desta patologia, mas «confiando que exista oportunidade para que estes valores sejam revistos». 

Nos protocolos de adesão, onde se inclui a possibilidade de o Serviço Nacional da Saúde (SNS) encaminhar para unidades privadas pacientes com outras patologias, prevê-se o pagamento de 1962 euros por cada episódio de internamento sem ventilação, ou com ventilação até 96 horas, e de 12 861 euros nos casos mais graves, e que permanecem no hospital, com recurso a ventilação, além de quatro dias.

Esta terça-feira, o líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, revelou que a sua «solução», de contratualização com os sectores privado e social, foi dada como garantida pelo Presidente da República no âmbito do próximo estado de emergência. 

Tópico