Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Polícia Judiciária

Carta aberta ao Director Nacional da Polícia Judiciária

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (ASFIC) apela a que a PJ tenha «os meios capazes, operacionais e eficazes».

Profissionais afectos à Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC/PJ) juntos à sede da Polícia Judiciária, 13 de Fevereiro de 2019
Profissionais afectos à Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC/PJ) juntos à sede da Polícia Judiciária, 13 de Fevereiro de 2019CréditosTiago Petinga / Agência Lusa

Numa carta aberta ao Director Nacional da Polícia Judiciária (PJ), a ASFIC começa por sublinhar «uma especial palavra de apreço, reconhecimento e solidariedade aos investigadores titulares e respectivas Brigadas responsáveis pelas operações policiais em referência, e todos os participantes, pelo empenho, esforço e dedicação no bom resultado de Justiça e no bom nome da Polícia Judiciária».

Segundo a ASFIC, «a Polícia Judiciária realizou nos últimos meses várias operações policiais no âmbito da criminalidade especialmente violenta», embora com surpresa e desconforto «de grande parte dos investigadores participantes», face à realidade de as operações se realizarem «com equipas constituídas por apenas três elementos».

A Associação Sindical alerta para o facto de «“equipas de 3” incumbidas de realizar várias buscas domiciliárias e cada uma destas com fortes probabilidades de resultarem em apreensões de armas proibidas e em detenções em situação de flagrante delito» e denuncia a situação «de serem realizadas acções de busca em bairros problemáticos a horas inapropriadas (fora da manhã cedo/a meio ou final da tarde/sem segurança periférica), locais esses, declaradamente, em que as próprias entidades policiais locais se recusam a intervir sem o devido “músculo”».

A carta aberta finaliza com um apelo da ASFIC, para que a PJ tenha «os meios capazes, operacionais e eficazes”.

Como se sabe, embora a PJ tenha vindo a recuperar do deficit em meios humanos, o mesmo ainda está longe de estar superado, a que acresce uma média etária entre os investigadores que rondará os 50 anos. Por outro lado, a PJ necessita da contratação de peritos. Salienta-se que embora tenham sido promulgados os Estatutos, falta sair todo um vasto conjunto de diplomas regulamentares cujos prazos já foram amplamente ultrapassados.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui