|Agricultura

Viticultores do Douro reclamam medidas urgentes para a região

A CNA denuncia que, com a vindima à porta, o «Plano de Ação para a Gestão Sustentável e Valorização do Setor Vitivinícola da Região Demarcada do Douro» ainda «não passou disso mesmo, de meras intenções.»

Centenas de agricultores participaram na manifestação dos viticultores do Douro, promovida pela Confederação Nacional da Agricultura e pela Associação dos Viticultores e da Agricultura Familiar Douriense, para alertar para a crise que afecta a região e exigir soluções, como a venda de uvas a preços justos, no Peso da Régua, distrito de Vila Real, 2 de Julho de 2025
CréditosPedro Sarmento Costa / Agência Lusa

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) afirma que, após as grandes iniciativas dos viticultores de Junho e de Julho, o Governo anunciou um pacote de medidas dirigidas a Região Demarcada do Douro, onde se incluiria «uma medida com a dotação de 13 milhões de euros destinada a compensar os viticultores que entregassem uvas para destilação». Uma versão preliminar desse pacote de medidas foi dada a conhecer à CNA e a outros actores da região pelo ministro da Agricultura, embora as intenções anunciadas pelo Governo não tenham saído no papel, segundo a Confederação.

A CNA sublinha que, «até à data, impera a incerteza e a falta de acções concretas» por parte do Governo. A «única coisa que os viticultores sabem é que o quantitativo do benefício será este ano menos 36% que em 2022», o que, em conjunto com o aumento dos custos com os factores de produção e com os baixos preços pagos pelas uvas, representa «mais uma machadada nos seus rendimentos». Por outro lado, a CNA alerta para as notícias recentes de que, em 2025, já tenham sido importados, só de Espanha, «mais de 800 milhões de litros de vinho».

A CNA e a AVADOURIENSE reclamam pelo escoamento das uvas a preços justos e por rendimentos dignos, e «reafirmam o seu compromisso firme de se manterem ao lado dos viticultores durienses na exigência da saída da crise».

 

 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui