Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

A supressão das ligações entre o Barreiro e a capital tem provocado incidentes nos cais de embarque

Utentes pedem reunião urgente com Soflusa

Perante o caos provocado esta semana pela supressão de oito carreiras da Soflusa, nas ligações entre o Barreiro e Lisboa, o Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) solicitou esta quarta-feira uma reunião com «carácter de urgência». 

Créditos / Soflusa

O pedido tem como intenção resolver a «gravíssima situação criada» pela empresa, fruto de «uma política de desinvestimento e má gestão, que prejudica seriamente a mobilidade e os utentes».

Num comunicado, o movimento esclarece que «a falta de aquisição de novos navios, a redução do número de funcionários responsáveis pela manutenção e a falta de aquisição de peças são a receita para a degradação do serviço prestado, para a imobilização de navios, por vezes durante meses, obrigando à contratação de serviços externos, quase sempre mais demorados e dispendiosos».

O MUSP exige que o Governo crie condições para que o serviço prestado à população «seja fiável e de qualidade». A aquisição de novos navios é uma das sugestões avançadas para o efeito, substituindo as embarcações mais antigas, algumas com mais de 50 anos.

Ontem também, a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes anunciou ​​uma acção de fiscalização à Soflusa, de modo a «proteger os direitos dos passageiros».

No passado dia 3, a União dos Sindicatos de Setúbal, entre outras estruturas sindicais, reuniu com o Ministério do Ambiente. No encontro, os representantes dos trabalhadores apresentaram propostas com o intuito de melhorar o serviço público de transporte fluvial, designadamente um plano de renovação da frota, a começar pela formação e certificação dos trabalhadores e serviços da Transtejo e Soflusa, responsáveis por garantir a manutenção regular das embarcações.

Os sindicatos reivindicam ainda que o Orçamento do Estado de 2018 contemple a verba necessária para assegurar a manutenção e renovação de frota. A nível local, defendem a manutenção urgente dos pontões de acostagem, bem como a realização dos estudos necessários para o desassoreamento no Seixal.

Situação «exige abordagem urgente na Assembleia da República»

O grupo parlamentar do PCP solicitou esta quarta-feira a presença do ministro do Ambiente e do Conselho de Administração da Transtejo/Soflusa para uma audição, a fim de se discutirem os «problemas graves» que se sentem nas ligações fluviais.

Na tarde de ontem, a Soflusa anunciou em comunicado o reforço da sua frota com o navio Cesário Verde.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui