Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Utentes da Baixa da Banheira exigem novo Centro de Saúde

A Comissão de Utentes de Saúde da Baixa da Banheira, na Moita, lançou uma petição para a construção do novo centro de saúde e prometeu endurecer a luta caso o Governo não tome medidas durante este mês.

O Centro de Saúde da Baixa da Banheira funciona há mais de 40 anos num prédio de habitação
O Centro de Saúde da Baixa da Banheira funciona há mais de 40 anos num prédio de habitaçãoCréditos / Câmara Municipal da Moita

A petição, que continua em fase de recolha de assinaturas, será entregue durante este mês na Assembleia da República. «Estamos a exigir que o Governo tome medidas durante o mês, o que, a não acontecer, nos levará para uma luta mais radical, embora bem organizada, para que tenhamos ganhos positivos que respondam às necessidades das nossas populações», refere a comissão de utentes num comunicado.

O actual Centro de Saúde da Baixa da Banheira funciona num prédio de habitação, há mais de 40 anos, e não reúne condições, segundo a comissão, tanto para os utentes como para a atracção de médicos. Denuncia-se uma «situação precária de atendimento nas urgências», e a demora nas consultas de especialidade e nas cirurgias.

O incumprimento por parte dos sucessivos governos é mais um motivo de denúncia. Recorde-se que, em 2015, em resposta a perguntas dirigidas pelo PEV e pelo PCP no Parlamento, Paulo Macedo, então ministro da Saúde, referiu-se a esta situação como prioritária.

O ponto de situação dos serviços de saúde primários prestados na freguesia da Baixa da Banheira era, no seu entender, preocupante, tendo-se comprometido a tomar medidas para os melhorar. Neste ponto incluía-se a construção do novo centro de saúde, em 2016, e a colocação de mais médicos, e acordo com as necessidades da população.

Em 2016, o actual ministro da Saúde anunciou a construção do novo centro de saúde para este ano, um compromisso que não foi, todavia, assumido no Orçamento do Estado.

Entre as diligências tomadas pela comissão de utentes para ultrapassar esta situação contam-se duas reuniões tidas recentemente. Uma com o director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho, Miguel Lemos, outra com o novo Conselho de Administração do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo.

Cautelosos, os utentes referem que foi «prometido pela nova administração do Centro Hospitalar que estavam a tomar medidas; vamos ver se assim acontece e se não é mais do mesmo».

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui