Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|desporto

Subida da Rampa do Vale de Santo António 2022: «Viva o Desporto Popular!»

No dia 16 de Outubro, pelas 10h, dezenas de ciclistas voltam a enfrentar a vertiginosa rampa da Rua do Vale de Santo António, em Lisboa, recuperando o espírito do associativismo desportivo popular.

Edição de 2021 da Subida da Rampa do Vale de Santo António, em Lisboa 
Edição de 2021 da Subida da Rampa do Vale de Santo António, em Lisboa Créditos / Mirantense Futebol Clube

A Rua do Vale de Santo António, situada na freguesia de São Vicente, em Lisboa, tem cerca de 600 metros de comprimento, constituindo-se numa das artérias mais inclinadas da capital, chegando aos 22% de inclinação no seu ponto mais íngreme. A primeira prova da Subida da Rampa do Vale de Santo António realizou-se em 1941, repetindo-se anualmente até 1954.

67 anos depois, o Mirantense Futebol Clube e a Associação Desportiva e Recreativa «O Relâmpago» recuperaram uma das mais autênticas provas desportivas dos bairros lisboetas, levando 67 ciclistas, em 2021, a enfrentar a vertiginosa etapa.

O «sucesso» da edição do ano passado foi semente de futuro. «No domingo, 16 de Outubro, pelas 10h, volta a subir-se em bicicleta a famosa rampa da Rua do Vale de Santo António, prova de 600 metros “trepadores”», anuncia a organização. «Para além da prova sénior, teremos a estreia de duas categorias infantis» abrindo, pela primeira vez na história, a prova a menores de 18 anos de idade.

Em 2022, a subida tem uma outra novidade: o «“Prémio da Varanda Mais Bonita e Enfeitada”, aberto à participação de todos os residentes da rua» representa um novo resgate da prova original dos anos 40, «engalanando toda a artéria e adicionando um colorido extra em toda a subida da Rampa».

As incrições para as diferentes categorias, femininas e masculinas, de diferentes idades, abrem no dia 12 de Setembro. Todos estão convidados a «participar ou a aparecer neste dia de autêntico Ciclismo Popular, apoiando assim os corredores na trepidante Subida da Rampa» de 2022.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui