|Setúbal

Setúbal centenária em destaque no portal do Arquivo Municipal

Imagens que mostram como Setúbal era há mais de cem anos estão em destaque na página de Internet do Arquivo Municipal, no âmbito do Dia Internacional da Fotografia, que se assina a 19 de Agosto.

Imagens centenárias de Setúbal estão em destaque no portal do Arquivo Municipal 
Imagens centenárias de Setúbal estão em destaque no portal do Arquivo Municipal Créditos / mun-setubal.pt

A colecção do fotógrafo Kuchembuck de Figueiredo, que pode ser consultada aqui, é integrada por fotografias tiradas entre 1896 e 1900 em locais emblemáticos da cidade como o Convento de Jesus, a Praça de Bocage, a Comenda, o Forte de São Filipe, o Convento de Brancanes e a Capela do Senhor do Bonfim.

«Dos poucos registos que existem sobre Kuchembuck de Figueiredo sabe-se que teve um estúdio fotográfico na então Rua de Santo António e que era um assíduo participante nas Festas de Nossa Senhora da Arrábida, tendo deixado imagens de rara beleza do círio fluvial realizado no âmbito desta festividade», refere o município setubalense no seu portal.

O Arquivo Municipal de Setúbal promove a aquisição, conservação e divulgação do património arquivístico do concelho de Setúbal, com o propósito de «subsidiar a memória colectiva concelhia e nacional».

A iniciativa tem lugar no contexto do Dia Internacional da Fotografia, que se assinala a 19 de Agosto. Nesse dia, em 1839, o cientista francês François Arago anunciou que o governo de França tinha adquirido um daguerreótipo, numa reunião em que foi oficializada a invenção da daguerreotipia – que seria considerada uma revolução, ao dar início a uma nova forma de fixação da memória.

O daguerreótipo foi desenvolvido pelo francês Louis Daguerre, em parceria com Nicéphore Niépce. No entanto, como este último faleceu em 1833, e não teria o nome associado à invenção.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui