O Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro é composto por mais de 142 mil imagens captadas pelo fotógrafo ao longo dos seus 70 anos de actividade. Estes documentos representam, de acordo com a Câmara Municipal de Setúbal, «um dos mais importantes repositórios da memória da história moderna de Setúbal e testemunha alguns dos momentos mais marcantes no concelho ao longo do século XX».
Entre «imagens de paisagens e do património setubalense, de inaugurações e de eventos desportivos e culturais», a parte mais significativa do acervo de Américo Ribeiro é constituída pelos registos da «vida quotidiana da população local, nos mais variados cenários e em convívios familiares».
Esta iniciativa permitirá o acesso gratuito deste material à população do concelho e a todos os interessados, «para o estudo e análise da história da cidade de Setúbal».
Os esforços para digitalizar o arquivo, que actualmente está instalado na Casa Bocage, têm já alguns anos, tendo os resultados vindo a ser registados na «plataforma X-Arq, a qual reúne um conjunto de documentação e imagens do Arquivo Municipal de Setúbal». A colecção terá acesso através do site do município.
As dez mil fotografias vão estar disponíveis a partir de 19 de Agosto, Dia Mundial da Fotografia. A utilização das mesmas, para fins privados, publicitários ou comerciais, continuará a implicar custos.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui