|fotografia

Arquivo Fotográfico de Américo Ribeiro aberto ao público

Cerca de dez mil fotografias, algumas inéditas, da história do século XX da cidade de Setúbal, pertencentes ao espólio do fotógrafo setubalense, vão passar a estar disponíveis para livre consulta.

Créditos / Arquivo fotográfico Américo Ribeiro

O Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro é composto por mais de 142 mil imagens captadas pelo fotógrafo ao longo dos seus 70 anos de actividade. Estes documentos representam, de acordo com a Câmara Municipal de Setúbal, «um dos mais importantes repositórios da memória da história moderna de Setúbal e testemunha alguns dos momentos mais marcantes no concelho ao longo do século XX».

Entre «imagens de paisagens e do património setubalense, de inaugurações e de eventos desportivos e culturais», a parte mais significativa do acervo de Américo Ribeiro é constituída pelos registos da «vida quotidiana da população local, nos mais variados cenários e em convívios familiares».

Esta iniciativa permitirá o acesso gratuito deste material à população do concelho e a todos os interessados, «para o estudo e análise da história da cidade de Setúbal».

Os esforços para digitalizar o arquivo, que actualmente está instalado na Casa Bocage, têm já alguns anos, tendo os resultados vindo a ser registados na «plataforma X-Arq, a qual reúne um conjunto de documentação e imagens do Arquivo Municipal de Setúbal». A colecção terá acesso através do site do município.

As dez mil fotografias vão estar disponíveis a partir de 19 de Agosto, Dia Mundial da Fotografia. A utilização das mesmas, para fins privados, publicitários ou comerciais, continuará a implicar custos.

Tópico