|Saúde

Saúde tem vigília em Beja

A Comissão de Utentes de Beja, recentemente formada, promove uma vigília junto à entrada principal do Hospital Hospital José Joaquim Fernandes, naquela cidade do Baixo Alentejo.

Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.
Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja. Créditos / mapio.net

Uma concentração-vigília é promovida esta tarde, às 18h, junto à entrada principal do Hospital José Joaquim Fernandes, pela recém-criada Comissão de Utentes de Beja, «para dar voz aos anseios e reivindicações» e lutar «pela melhoria da qualidade de vida» dos bejenses.

Com o lema «Pela sua Saúde», a vigília, que se prevê prolongar-se até às 20h, propõe-se denunciar o estado em que se encontra – do ponto de vista de instalações, equipamentos e pessoal – aquela unidade hospitalar do Baixo Alentejo, a qual aguarda há dezenas de anos o prosseguimento da segunda fase das obras de requalificação. Visa também defender o serviço público de saúde, nomeadamente alertar para o ataque que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser sujeito.

Rui Eugénio, em declarações prestadas à Voz da Planície e à Rádio Pax, explicou que a iniciativa pretende ser um protesto «contra a actual situação do Hospital da cidade (…) e exigir melhores cuidados de saúde para a população».

Comissão de Utentes de Beja vai servir população

A Comissão de Utentes de Beja encontra-se em formação, sendo composta, presentemente, por cinco elementos, entre os quais Rui Eugénio, Alice Honrado e José do Rosário, «mas a ideia é constituir um grupo de trabalho de 10 pessoas que seja responsável pela definição da sua estratégia», noticiou a Voz da Planície.

O âmbito de intervenção da Comissão abrange diversas áreas sociais, tais como, entre outras: saúde, educação, justiça, acessibilidades, infra-estruturas desportivas e culturais, limpeza dos espaços públicos, mobilidade, e emprego. Propõe-se a identificação e a denúncia de problemáticas desenvolvidas nas áreas referidas e contribuir para a resolução de3 debilidades e fragilidades que assolam o concelho e a região, segundo declarações de Rui Eugénio ao referido meio..

A Comissão de Utentes de Beja tem a sua página oficial na rede social Facebook, local onde as iniciativas a desenvolver vão sendo anunciadas. A adesão, e os contributos para a Comissão de Utentes podem ser enviados através da página oficial ou através de email.

Tópico