Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Litoral Alentejano

Saúde de Alcácer do Sal em estado «grave»

A reabertura de extensões de saúde e a imediata colocação de uma ambulância de Suporte Imediato de Vida no Centro de Saúde de Alcácer do Sal são algumas das reivindicações de utentes e autarcas.

Créditos / Diário do Alentejo

O diagnóstico dos serviços de saúde deste território do distrito de Setúbal não é novo, mas foi actualizado na reunião da passada sexta-feira, entre a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Alcácer do Sal, eleitos do Município e das juntas de freguesia, e profissionais de saúde. 

Do encontro saíram propostas de defesa e melhoria do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no concelho, tendo sido também aprovada uma acção de protesto, no dia 16 de Abril, em frente ao Centro de Saúde de Alcácer do Sal. 

Os participantes registam que a situação dos serviços de saúde no Litoral Alentejano «é grave», com «bastantes dificuldades» nos cuidados de saúde primários e hospitalares, e rejeitam o processo de transferência dos serviços públicos para os municípios. 

Entre as críticas elencadas está o incumprimento da lei, por parte do Governo, no que toca à colocação de ambulância de Suporte Imediato de Vida no serviço de urgência do Centro de Saúde de Alcácer do Sal, o que dizem ser inaceitável.

Simultaneamente, condenam o elevado tempo de espera das consultas da especialidade e cirurgias no Hospital do Litoral Alentejano, de que é exemplo a especialidade de Otorrinolaringologia, onde os utentes aguardam cerca de 420 dias por uma consulta. 

A espera está relacionada com a falta de profissionais de saúde, nomeadamente enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica e médicos, situação que os utentes esperam ver colmatada.

A par da existência de um médico pediatra 24 horas por dia no serviço de urgência do hospital, utentes e autarcas exigem, entre outros aspectos, a reabertura das extensões de saúde nas localidades de Barrancão e Montevil, a existência de um médico nas diversas extensões de saúde, no mínimo uma vez por semana, e a atribuição de médico e enfermeiro de família a todos os utentes. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui