|Residências Universitárias

Residência de Estudantes em Rio Maior pode avançar já este ano

Correram 21 anos desde a primeira vez que se exigiu a construção desta estrutura. Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) tem cerca de 1000 estudantes, a maior parte deslocada.

Aspecto do campus da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), integrada no Instituto Politécnico de Santarém
Créditos / ESDRM

Foi autorizada, na passada quarta-feira, a transferência dos 1,8 milhões de euros inscritos no Orçamento do Estado para a concretização da Residência de Estudantes em Rio Maior. A estrutura vai ter capacidade para albergar cem alunos, com uma área bruta de construção de 2 133,35 metros quadrados.

A ESDRM é uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Santarém, criada em 1997, e que dispõe hoje de uma larga oferta na área do Desporto, nas variantes de Treino Desportivo de Alto Rendimento e de Condição Física, formando, todos os anos., técnicos profissionais e treinadores afectos a esse campo.

Em comunicado enviado à imprensa, o PCP considera este um passo «muito importante», mas relembra que «não desistiram de lutar pela sua execução» ao longo dos últimos 21 anos.

Reafirmam, contudo, «que a luta só será dada como terminada quando a obra da residência de estudantes estiver construída e pronta para ficar ao serviço dos Estudantes da ESDRM», alertando para o risco de não concretização.

A verba destinada à construção do edifício tem vindo a ser incluída no Orçamento do Estado desde 2017, também por proposta do PCP, quando recebeu o voto favorável de todas as bancadas com a excepção do PS. Só agora são disponibilizados os fundos necessários à sua efectivação.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui