|Residências Universitárias

Residência de Estudantes em Rio Maior pode avançar já este ano

Correram 21 anos desde a primeira vez que se exigiu a construção desta estrutura. Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) tem cerca de 1000 estudantes, a maior parte deslocada.

Aspecto do campus da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), integrada no Instituto Politécnico de Santarém
Aspecto do campus da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), integrada no Instituto Politécnico de SantarémCréditos / ESDRM

Foi autorizada, na passada quarta-feira, a transferência dos 1,8 milhões de euros inscritos no Orçamento do Estado para a concretização da Residência de Estudantes em Rio Maior. A estrutura vai ter capacidade para albergar cem alunos, com uma área bruta de construção de 2 133,35 metros quadrados.

A ESDRM é uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Santarém, criada em 1997, e que dispõe hoje de uma larga oferta na área do Desporto, nas variantes de Treino Desportivo de Alto Rendimento e de Condição Física, formando, todos os anos., técnicos profissionais e treinadores afectos a esse campo.

Em comunicado enviado à imprensa, o PCP considera este um passo «muito importante», mas relembra que «não desistiram de lutar pela sua execução» ao longo dos últimos 21 anos.

Reafirmam, contudo, «que a luta só será dada como terminada quando a obra da residência de estudantes estiver construída e pronta para ficar ao serviço dos Estudantes da ESDRM», alertando para o risco de não concretização.

A verba destinada à construção do edifício tem vindo a ser incluída no Orçamento do Estado desde 2017, também por proposta do PCP, quando recebeu o voto favorável de todas as bancadas com a excepção do PS. Só agora são disponibilizados os fundos necessários à sua efectivação.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui